top of page

Por que Transemos?

Atualizado: 2 de abr. de 2018

Precisamos falar sobre sexualidade. Não, não falei sexo. Sexualidade. E qual é a diferença?, você me pergunta. E eu digo que sexo todos os seres fazem - é a ação biológica que visa a reprodução, simples assim. Mas a sexualidade, essa só nós, seres humanos, temos.


- Ah, Laura, mas e os golfinhos?


Tá, já ouvimos falar que os golfinhos sentem prazer no sexo, sendo assim mais "parecidos" com os humanos


. Tá, ok, não sou expert em golfinhos e eles nem são a única espécie animal que pode ter relações sexuais sentindo prazer.


O fato é que não temos como saber as ramificações desses prazeres. A sexualidade complexa, com elementos psicológicos e emocionais, com abstrações e subjetividades, com todas as nuances éticas-morais-religiosas e inúmeros outros fatores, até onde sabemos hoje, só os humanos possuem - e precisam lidar com tudo o que ela representa.


Por isso eu idealizei e criei o TRANSEMOS. Eu sentia falta de um lugar - no caso, virtual - onde pudéssemos trocar informações, percepções, opiniões, visões e tudo mais sobre sexualidade e tudo que a envolve. Desde a relação sexual até os relacionamentos humanos que, né, vamos combinar que não conheço assunto mais complexo.


Como manifesto do TRANSEMOS eu, daqui desse lado, me comprometo a levar informações embasadas sobre sexualidade do ponto de vista da educação sexual (tema da minha pós-graduação) e das pesquisas acadêmicas sobre o assunto, fazendo jus à minha formação de jornalista e ao meu objetivo de levar o diálogo sobre sexualidade para longe do seu estigma e sua percepção de tabu na sociedade.


(Disclaimer: sim, mesmo sendo jornalista, eu posso escrever informalmente por aqui, combinado? Não é porque algo é informal que é menos sério ou importante, significa apenas que estou tentando tornar a leitura mais acessível).


Você, aí do outro lado, troca comigo como e quanto quiser sobre suas experiências e me diz se o que está lendo e vendo por aqui tá fazendo sentido. Conte o que gostaria de ver por aqui. E, se quiser, fique à vontade também para me mandar suas questões e perguntas que eu vou responder ou, se preciso for, me virar para pesquisar e encontrar uma resposta que deixe os dois lados felizes, ok? Tudo anônimo, claro. Pode mandar para laura@transemos.com se preferir.


Sexualidade é o tema que me fascina, me motiva e me faz acreditar que precisamos começar a mudar as coisas primeiro nos nossos ambientes particulares se quisermos fazer alguma diferença maior no mundo. Minha meta é simples e também desafiadora: ajudar cada vez mais pessoas a terem boas relações consigo e com seus corpos para que possam relacionar-se melhor com os outros e, assim, construírem vidas com mais saúde e prazer.


Vamos trocar?


60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page